O dízimo Hoje.
Resumo de todos os dízimos e ofertas da Torá. - Lei.
Fonte do blog: Bíblia hebraica.
Autor: Danilo Almeida.
Enumeremos as ofertas:
Nome da oferta em hebraico
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Beneficiário
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Referências
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Observações
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Mahassit hachéquel – Meio
siclo
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Despesas do santuário
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Êxodo 30:13-16
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Esta oferta tinha a finalidade de fazer a contagem do
povo. Só é válida, naturalmente, na existência do Templo de Jerusalém e era
anual. Era a única dada por todas as pessoas, pobres e ricas!
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Terumá guedolá – Grande oferenda
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Deut. 18: 4
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Era a primeira oferta separada do produto do campo
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Ma`assêr rishon – Primeiro dízimo
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Levitas (descendentes dos Leviim).
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Núm. 18: 24
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Separado após a Terumá guedolá, dos produtos do campo.
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Ma`assêr sheni – Segundo dízimo
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Contribuinte
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Deut. 14: 22 ss
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O próprio contribuinte comia esse dízimo, em Jerusalém
apenas. Caso morasse longe, poderia converter em dinheiro e levá-lo para
comprar o que desejasse.
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Terumat ma`asser – Oferta extraída do dízimo
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Sacerdote (recebe do levita).
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Núm. 18: 26
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Dízimo dos dízimos, dado pelo levita, após receber o
Ma`assêr rishon, ao sacerdote.
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Ma`assêr `ani—Dízimo do pobre
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Pessoas comuns.
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Deut. 14: 28
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Esse dízimo era dado no terceiro e sexto anos no ciclo
de sete anos.
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Halá – Oferta
de parte das massas
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Núm. 15: 21
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Só válido na Terra de Israel.
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Neta` reva`i – colheita do quarto ano
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Contribuinte
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Levíco 19: 25
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Frutos da colheita do quarto ano no ciclo de sete anos
eram levados a Jerusalém e comidos pelo ofertante.
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Parte de cada animal abatido
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Sacerdote (descendente de Aaron)
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Deut. 18: 3
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Algumas partes dos animais sacrificados eram direitos
dos sacerdotes.
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A primeira tosquia das ovelhas
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Sacerdote (descendente de Aaron)
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Deut. 18: 4
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Obrigatório somente em Israel
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Ma`assêr behemá – O dízimo do gado
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Contribuinte, após oferecer parte no altar
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Levítico 27: 32
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Pela determinação dos sábios, só deve ser dado quando o
Templo estiver em pé.
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`Arakhin/ Haramim –
Avaliações/Coisas consagradas
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Levítico 27: 11-12; 14; 16: 28
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Havia `Arakhin e Haramim de animais, casas e
campos. A pessoa poderia fazer voluntariamente essas consagrações para o
sacerdote ou para Deus (Templo).
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Pidion haben – Dinheiro do resgate do
primogênito
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Êxodo 22: 29
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Os primogênitos originalmente deveria ser sacerdotes. O
resgate é uma forma de “eximi-los”, através da quantia de cinco moedas.
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Pidion péter hamor – Resgate
do primogênito de um jumento
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Êxodo 34: 20; 13: 13
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O dono do animal poderia decidir entre matar o jumento
ou resgatá-lo, dando um cordeiro, carneiro ou cabrito ao sacerdote.
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Bicurim – Primícias
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Sacerdote (descendente de Aaron).
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Êxodo 23:19
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Só eram separadas as primícias (primeiros frutos) de
sete espécies, de frutas de Israel, Síria e Transjordânia estando o Templo em
pé.
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Peá – Canto dos campos
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Pobres
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Lev. 19: 9
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Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de
Israel apenas.
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Léquet – Espigas caídas
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Pobres
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Lev. 23: 22
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Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de
Israel apenas.
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`Olelôt – Cachos de uva não totalmente
desenvolvidos
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Pobres
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Lev. 19: 10
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Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de
Israel apenas.
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Péret – Uvas caídas (“bagos”)
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Pobres
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Lev. 19: 10
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Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de
Israel apenas.
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Chihekhá – Cereais esquecidos
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Pobres
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Deut. 24: 19
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Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de
Israel apenas.
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Tzedaká –
Caridade
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Pobres
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Deut. 15: 11; Lev. 25:35-36
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Devem-se sustentar os pobres em todas as suas
necessidades.
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Observação do autor do Blog: Hoje em Israel e nas Sinagogas fora de Israel não se institui mais o dízimo, pois sem O Templo oficial em Jerusalém não existem despesas de sua manutenção. As Sinagogas do mundo inteiro são mantidas com contribuições (ofertas), acordadas entre seus associados sem contudo ser nomeada como 'dízimo'. Entre os judeus a expressão: 'Oferta' não é comum, sendo mais comum a palavra: 'Contribuição'. O nome que se dá não importa, mas é sim, de qualquer forma uma 'oferta'. Ela pode ser menor ou maior que um valor de dez por cento. A Torá (parte da bíblia representando as leis), não especifica quanto cada um deve dar, apenas diz que sim, você tem que dar algo aos menos afortunados, e é um dever do sócio manter sua entidade. Confirme lendo em Levítico 19:9,10. Se Deus impusesse 'quanto' deixaria de ser voluntário, e a generosidade, a espontaneidade perderia seu 'encanto'.
ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: 'O JUDAÍSMO BÍBLICO E O JUDAÍSMO HOJE'.
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ResponderExcluirExcelente este esclarecimento!
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