Nosso judaísmo não é mais o bíblico?



           NOSSO JUDAÍSMO NÃO É MAIS O BÍBLICO? 

Por: Benyamin ben Avraham.

Judaísmo é judaísmo e em cada época será diferente e não somos exceção. Desde que se siga os principais padrões originais de reconhecimento de um judaísmo, ele será legítimo. Fazendo parte do título deste blog este tema é pouco falado e passa por alto na maioria das conversas sobre assuntos semelhantes. Todavia, é de suma importância que se saiba que a religião judaica hoje é uma adaptação a sua nova realidade. Tivemos que reformular tudo. Judeus fora de seu país e sem seu Templo Sagrado. Tiveram que rearranjar em tudo, tudo mesmo. Ou isso ou desapareceríamos. Então surge um 'novo judaísmo' que agora tem  livro de orações, rabinos (mestres), em lugar de sacerdotes. Talit (para substituir as roupas de quatro cantos da época), Sinagogas em qualquer lugar, e muitas outras adaptações. Assim surge um 'novo', para dar lugar ao que perdeu seu ponto fixo em Jerusalém, que era a nossa fonte original.               

EXISTE JUDAÍSMO BÍBLICO HOJE? : Uma parte da maneira de viver dos judeus hoje é baseada nas adaptações: Sinagoga, Sidur, Talit, kipá, orações criadas e acrescentadas, acendimentos de velas, etc. Se eu quiser viver de maneira bíblica posso aceitar tudo que minha Sinagoga ensina?  Não que as adaptações não sejam válidas, mas algumas realmente apesar de aceitas pela maioria não fazem sentido, biblicamente falando. A Sinagoga, o kipá, o talit e as orações tiradas dos Salmos e do Tanah, ok. O que a grande maioria das pessoas e até mesmo judeus não sabe é que nem todo judeu acende as velas de Shabat, usa tefilim, e outras tradições aceitas pela maioria. Existem judeus que não aceitam o Talmud  e são aceitos como judeus por Israel mesmo assim. O judaísmo dos tempos do Templo realmente era único. Mas as pessoas precisam entender porque estas mudanças foram feitas. VEJA O LINK.

 ENTREVISTA ESCLARECEDORA

Eu Benyamin, encontrei esta entrevista na internet, e achei que seria interessante que todos tivessem o direito de saber. Por isso apresentei a mesma aqui.  Conforme as afirmações deste professor da Universidade hebraica de Jerusalém o judaísmo vivido hoje no mundo todo não é mais  o baseado somente no Tanah (Bíblia), como o foi originalmente, mas contém  adaptações para o cumprimento hoje. Muitas delas não são aceitas por determinados grupos, que por isso estão separadas, embora sejam "oficialmente" reconhecidas por todos. Por isso temos hoje em todo o mundo judeus: ultra ortodoxos, ortodoxos, tradicionais, Karaítas, falashas, liberais ou reformistas (diversos ramos), e outros. Viver na diáspora ou mesmo em Israel hoje como judeu 'praticante' exige adaptações a realidade de viver. E cada um pratica de acordo com o seu entendimento, o que pra ele, é o "mais certo", pra outro está "errado".  Sem o Templo e sem a orientação do Sumo sacerdote temos hoje um judaísmo dentro do possível. Veja a entrevista, é real.


                  D E C L A R A Ç Õ E S  oficiais confirmam a afirmações desta matéria.                  

Uma entrevista com o professor Avigdor Shinan da Universidade  Hebraica de Jerusalém, entrevistado pelo Rabino Damian Karo num meio de comunicação da mídia na Argentina. Ele declara com todas as letras (possível de ler em espanhol legendado), que o Judaísmo  que existe hoje não é mais baseado apenas no Tanah (Bíblia), mas também nos ensinos dos sábios.  Que segundo ele, tem muita coisa do Talmud. Ele fala sobre os tefilin (filactérios "materializados nas caixinhas"), que estes não existiam nesta forma nos tempos bíblicos  Uma grande e chocante declaração que vem contrariar o que é ensinado comumente é sobre a paternialidade, rejeitada hoje pela maioria, reconhecendo como judeu apenas o filho de mãe judia.  (Tribo de Efraim e Manassés, filhos de José, filhos de uma egípcia, sendo José o pai judeu).  O que prova que o que determinava se alguém era judeu era o pai e não a mãe, confirmando o ensino dos tempos bíblicos, o que confirma o ensino feito por determinados grupos de judeus que não seguem o Talmud ainda hoje. Para muitos de um modo geral o Talmud é apenas tolerado, não sendo levado muito a 'sério' na prática. As declarações do professor são importantes, mas eles fogem um pouco da realidade no meu ponto de vista; pois os Sidurim contém muitas passagens do Tanah e é abundande em passagens dos Salmos.   Até porque o Talmud mesmo manda priorizar a bíblia dizendo: "Qualquer um que esteja familiarizado com o raciocínio talmúdico reconhece imediatamente o ridículo da alegação de que o judaísmo considera o Talmud mais importante que o Tanah (bíblia). Não apenas o Tanah (bíblia), é importante para os judeus, como o Talmud nos diz que somos obrigados a estuda-lo." (Talmud avot 5:21). . Assim fica claro que o judaísmo dos dias atuais foi bem adaptado a realidade do presente. Naturalmente, que estas mudanças vieram e ficaram, porque eram boas. Quase todos aceitam este fato, apesar das diferenças.  Vejam o vídeo.  Clique no link:
Seguem as provas reconhecidas por todos os judeus: Entrevista comprova os fatos desta matéria :  http://www.youtube.com/watch?v=Pb46jf9xwAU

                                    ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: JUDAÍSMO BÍBLICO E HOJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário