Leite e carne juntos. Interpretações a parte.


                            LEITE E CARNE JUNTOS.
Por: Benyamin ben Avraham.
              Interpretação livre das Escrituras pelas Escrituras. 
 Existem judeus que dão a leitura e a interpretação pessoal grande valor, mas tudo feito dentro de cuidadoso argumento, onde as Escrituras explicam as Escrituras. Deut. 32:46,47. Ou seja: se não puder ser provado escrito, não é lei, e mesmo escrito avalia-se se é mandamento ou tradição. Um exemplo é a festa de purim, instituída por decreto de Ester, e não de Elohim. (Ester 9:31,32).
Um exemplo:
" Não cozerás um cabrito no leite de sua mãe ".
Muitos entendem estas palavras ao pé da letra e a explicavam no seu sentido simples, ou seja, é proibido cozinhar no leite da mãe.  No entanto na opinião de muitos para este versículo interpretam que fala da proibição de comer carne e leite juntas em qualquer tipo de refeição, seja ela qual for. Baseado em que parece ter base para isso ? Por que a palavra 'mãe' estaria ali, se a proibição fosse para qualquer leite ? Não faz nenhum sentido sair do sentido simples. Mas pra chegar aí, se deve ter liberdade de pensamento e não se deixar influenciar. Nem todos conseguem. A maioria segue a maioria. Mas a interpretação está errada. Se o leite for da mãe, cumprir 'não comer' é mistsvot. Se não for da mãe você não peca por comer carne e leite juntos e ponto. É interpretação, pura e simplesmente. Se não for isso, me prove...! Não há lógica nem sentido prático nisso. Não existe malefício científico, racional (moral), e muito menos espiritual. Simplesmente todos os que deixaram foram manipulados. 

 No relato Bíblico de Berishit (Gên.18), quando os anjos na forma humana apareceram para  Avraham no verso 8 foi lhes servido manteiga, um derivado do leite, juntamente com carne que Sarah preparou as pressas. Não houve tempo hábil para separar entre uma refeição e outra com período de horas, (mínimo 03), como querem afirmar hoje alguns rabinos.  O verso diz : "E tudo foi posto diante deles".  - Ou seja: comeram de pronto carne com leite, sem nenhum problema. Moderadamente, o uso da carne para o consumo humano cumpre um papel importante na sua saúde em toda sua história. Desde que Caim criava ovelhas até o abate das suas por Nabal, despertando a ira do Rei David por desejoso que estava pelo seu sabor e nutrição. Jamais houve qualquer proibição na Torá ao consumo de carne e leite juntos, a única exceção, claro é está a de:  cozinhar o animal filho no leite da mãe. Mas interpretações a parte, não vamos criar caso com nosso irmão que pensa diferente. Até porque, não há quebra de nenhum mandamento nestas diferenças de gosto e prática. 
                              ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: JUDAÍSMO BÍBLICO E HOJE.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário