Apresentação






O JUDAÍSMO  BÍBLICO  E O JUDAÍSMO HOJE.
היהדות המקראית ןהיהות כיום
  
NRE: Curitiba

           Um blog judaico de verdade administrado por judeu experiente. Mostrando os muitos  judaísmos dentro do judaísmo, que o judaísmo que temos hoje é um judaísmo adaptado para nossa realidade hoje. Profecias bíblicas na visão judaica: Isaías 53, Daniel 9, e muito mais. O verdadeiro Nome do Criador com provas bíblicas e arqueológicas.  Judeus que seguem o Talmud e os que não o seguem, etc. Leia as matérias deste blog, você vai gostar e aprender.

 "Bem aventurado o homem que acha a sabedoria, e por ela inspira seu discernimento." (Provérbios 3:13).             

    DIFERENTES  JUDAÍSMOS  DENTRO  DO  JUDAÍSMO.     
יהדות שונות ברחבי העולם
                           Different  Judaisms  around  the  world.    
Breve apresentação.  Sob a responsabilidade de Benyamin ben Avraham, este blog apresenta as fontes de seu conteúdo. Sendo de cunho informativo não está vinculado a nenhum movimento religioso, embora o autor seja religioso. Visamos apresentar a maneira de crer de cada grupo judaico. Muitas pessoas comuns e até mesmo judeus não sabem que existem outros judeus que não seguem a lei oral (Talmud), e que nem por isso são menos judeus ou deixam de ser reconhecidos por Israel como judeus autênticos. Ninguém será menos judeu por isso. Apresento fatos e assuntos pouco ou nada abordados no meio judaico. Assim, o melhor é ouvir a Torá que diz: (Vayikrah 19:11) diz: "Não mentireis..." E falar a verdade é judaico. Relatar os fatos como eles são nos diversos grupos e pensamentos judaicos é o que pretendo aqui respeitando quem discordar. 
Há um ditado judaico comum entre todos que diz: "Onde há dois judeus, existem três ideias."

"A Tua palavra é verdade desde o princípio e cada um dos Teus juízos dura para sempre." Salmos 119:160.
"Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei, antes medita nele dia e noite para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. " Josué 1:8

"Nenhuma palavra houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não tivesse lido perante toda a congregação de Israel."Josué 8:35.  


  O meu judaísmo e o judaísmo do outro X Judaísmo do Mashiah.
 
O conceito de religião e comunidade judaica é diferente do conceito das demais religiões. Nem uma comunidade judaica pode dizer que vivem o judaísmo da forma original bíblica, porque isto é impossível sem Sumo Sacerdote e sem Templo. Não temos 'dogmas'; e conceitos deferentes sobre um mesmo assunto podem surgir em qualquer congregação judaica não importando o quão "homogênea" ela aparente ser. Claro, nos pautamos pelo Tanah, mas admitimos algumas tradições que não ferem os mandamentos, Ao ficarmos sem Templo nosso modo original de adorar ficou irremediavelmente diferente e adaptativo.  O judaísmo na sua forma original só poderá voltar com a chegada do Mashia. Sem o Templo e sem Sumo Sacerdote tivemos que fazer adaptações que sofreram influências de cada época e da geografia e  cultura de cada lugar. Fomos espalhados e em cada país reunimo-nos e tentamos nos ajudar. Cada um com sua unidade sagrada e única contribui com o todo e com todos. O Individual precisa do coletivo, mas o coletivo não pode desprezar o indivíduo só porque ele pensa diferente. Eu sou assim, um judeu diferente; assim como você é, único. Quando falamos de judaísmo hoje estamos falando de diversos grupos com costumes, tradições e ideias bastante diferentes em alguns casos até 'divergentes' como por exemplo: Acender velas no Shabat, (o que é proibido na minha opinião): Êxodo 35:3, e dizer uma "bênção" para fazer isso, não encontrada em parte alguma da Torá ou Tanah. Mas temos que respeitar a pessoa do irmão judeu que entende que isso está correto, (e será a maioria), até ele mesmo pesquisar e entender ou não como você, se pensar diferente. "Acender antes do Shabat começar pode", dizem. É um direito do outro seguir o costume da Sinagoga dele. Claro que você sabe que 'Sinagoga' foi algo implantado como um "arranjo", igualmente as rezas de todos os Sidurim. Nem todas as Sinagogas tem o mesmo Sidur. Tudo bem. Precisávamos continuar, e sem a direção do Sumo sacerdote tínhamos que rearranjar os projetos espirituais para seguir em frente. A verdade é que nem todo mundo tem uma Sinagoga para frequentar, dependendo onde mora. Mas isso é individual. Ninguém será menos judeu por isso.  Judaísmo pode ter muitas diferenças quanto ao uso ou não do tefilin, mezuzá, fios azuis ou brancos nas franjas do talit, etc.  Hoje vemos muitos 'judaísmos'. Judeus com sinagoga, judeu sem sinagoga, Sinagoga com fronteira, Sinagoga sem fronteira, judeu frequentando Sinagoga ortodoxa com ideias e costumes tradicionais ou liberais, e vice versa. Todo tipo de judaísmo 'ideológico'. O judaísmo atual na teoria não tem 'dogmas' e portanto, você deve se sentir bem ao escolher a sua Sinagoga.  Se você conseguir entender que o modo de crer do grupo não é homogêneo e saber conviver com pessoas que pensem diferente de você, conseguirá. Nos tempos bíblicos havia um padrão estabelecido, um modelo para se espelharem, diferente de hoje, principalmente vivendo na diáspora. Não tendo dogmas e sendo possuidores de liberdade de pesquisa e expressão, dentro de um mesmo grupo pode haver múltiplos 'judaísmos' no sentido do: "eu penso assim". O ser humano pode escolher com liberdade e é esse o diferencial. Ficar sem pesquisar é cômodo, mas muitas vezes você corre o risco de viver uma vida inteira fazendo algo errado, pensando estar certo. Nos dias atuais não existe um pensamento homogêneo em todos os assuntos. Cada grupo segue a sua maneira, respeitando suas diferenças. Está escrito em Jó 36:5 "Eis que O Eterno tem total compreensão, e a ninguém despreza e tem poder para saber o que há no coração". Se um judeu entende que o Talmud é também 'Torá' porque lhe foi ensinado assim, você terá as mesmas chances de muda-lo que terá um cristão de faze-lo aceitar o 'Novo Testamento'. Será uma perda de tempo. A menos que ele mesmo pesquise e se interesse pelo assunto, ficará irredutível. Você pode frequentar uma Sinagoga e não tem que concordar com tudo que é dito. Não é o ideal, mas se não tem outro jeito você pode seguir sem frequentar Sinagoga alguma e praticar o judaísmo do modo que você entende como correto. Você só não pode negar os mandamentos, aquilo que é básico e fundamental a todo judeu. Independente do nome da Sinagoga ser judeu é estar no pacto de Abraão. É ser um praticante da religião judaica com total sinceridade mesmo que tenhamos conceitos e ideias sobre determinados assuntos bem diferentes. Ambos indivíduos se são indivíduos sinceros e se esforçam para fazer o melhor como seres humanos com uma missão especial devem ser respeitados. Para o prosélito ou converso, seja ele alguém que crê no Talmud ou não, praticar a religião é fundamental. (Isaías 56:3-7; Salmos 119:30). Todavia, todo judeu tem o 'seu judaísmo' dentro dele. Ninguém é igual em tudo. O Criador Perfeito, deu leis perfeitas: (Deut.30:11-14). E sendo perfeitas servirão para o judeu fiel, mesmo que com suas diferenças.  Para aquele que ama os mandamentos, segui-los não lhe trás pesar mas alegria. Porém aquele que decide ser um judeu que acha que acender velas no Shabat é um "contra senso" ao mandamento da Torá que proibi isso, respeite-o. A afirmação de que: 'Sarah fazia isso', não é motivo suficiente para acreditar, e nem se conseguirá provar. Mesmo assim é um direito dele acreditar se quiser. Se você acende velas no Shabat ou vai de carro a Sinagoga, a responsabilidade é inteiramente sua. Não critique ninguém que não faz isso. Dê o exemplo não as acendendo se você preferir. Se alguém usa Talit (Vestimenta com quatro cantos), com fio tehelet (azul), eu penso que ele está mais correto do que quem não usa. Porém, aquele que não o faz por não saber exatamente a cor deste 'azul' e o usa sem cor, deve ser respeitado pois seu entendimento só chegou até ali. Ou ele não pode comprar com fios tehelet. É um direito do outro pensar diferente de você, ter condições diferentes.  Existem muitos fatores que contribuíram para que ele fosse e pensasse assim. Mesmo que esteja "errado" ainda assim é um direito dele ser e pensar assim. O respeito a livre expressão de pesquisa e pensamento. Outras  coisas porém, nem mesmo são mandamentos, são tradições adotadas ao período pós bíblico, e ninguém peca por não praticar 'tradição'. Velas de Shabat, Chanucá, reza da lavagem das mãos, reza da colocação do talit, o próprio talit,  só pra citar poucas, entre tantas tradições que acabamos confundindo com 'mitsvot', porque nos dizem que são mitsvot.  O saudoso e querido rabino Sobel já dizia: "Procure a união entre seus irmãos judeus, buscando as semelhanças e não as diferenças." Qual é o melhor judaísmo? Aquele que eu pratico sem ter conflito com Deus e comigo mesmo. Aquele que me faz ficar em paz com minha consciência, independente do grupo. "A doutrina do sábio é uma fonte de vida para o desviar dos laços da morte." (Prov. 13:14.) Espero que gostem das matérias e comentem. Toda raba.(Obrigado).

                                      ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: JUDAÍSMO BÍBLICO E HOJE.

  
 

SÁBADO, 4 DE FEVEREIRO DE 2012

SÃO OS NOAHIDES UM POVO A PARTE?



São os Noahides um povo a parte ? (Na matéria seguinte tem a data de sua criação recente, apontando os fundadores de tal ideia. Data 02/04/2006).

 Teria Deus criado um "povo a parte" do Seu ? Esta ideia de que o Elohim de Israel teria um "segundo povo" não é nova, foi tentada e continua sendo até hoje pela grande maioria dos cristãos. Leia  Gênesis 8 e 9 e por favor tente encontrar as tais "leis de Noé (ou Noach). Encontrou ? E por que não? Eu respondo: Porque elas foram inventadas pelos rabinos; simplesmente não estão nas Escrituras.  Vou mostrar para o leitor que a promessa de Deus em Gênesis 8 e 9 não é nem nunca foi pacto espiritual com propósito de criar povo, mas de garantir a existência dos seres humanos como um todo. Quando um pacto espiritual é estabelecido com um povo específico ele é único especifica condições dos 2 lados, um que ordena e outro que obedece, como o que foi feito com Israel no pé do Sinai. ( "Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações por concerto perpétuo..." Gên. 17:7).  É só estudarmos para ver que o que existe ali é sim uma promessa do Criador de preservação da vida; da não destruição da Terra com água, e não o estabelecimento de pacto para origem de um povo diferente. As tais 'leis de Noach' nada mais são que uma invenção do judaísmo farisaico. Estes ensinos nunca foram leis, e não tem nenhum fundamento nas Escrituras Sagradas, e se quer no Talmud.  As Escrituras testificam: "E quem há como o teu povo Israel, gente única na terra, a quem Deus foi remir para seu povo, ... e tomaste Israel para ser o teu povo para sempre" (l Crônicas 17:21 e 22).

Advertências proféticas: 
"Escrevi para eles as grandezas de Minha Lei, mas isto foi para eles como algo desconhecido."  Hoshêa 8:12.
 
" E dize aos rebeldes, à casa de Israel: Assim diz YHVH, basta ... Porquanto chamastes estranhos, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para entrarem no Meu Santuário, para o profanarem em Minha casa, ..." Ezequiel 44:6,7.

Reflexão : 
Estaremos em véspera de ver Israel repetir o erro  escrito neste verso de Ezequiel, ao afirmar que  o Criador tem um pato com Noahides ou com qualquer outra religião? Embora devemos respeitar as pessoas que pensem diferente, para um judeu só faz sentido um judeu cumprir Torá. Um não judeu que quer cumprir Torá  somente serás possível se ele se converter ou for prosélito, (em processo de conversão): (Isaías 56:6 e 7). Não há espaço para tal conceito noahide nem mesmo no Talmud, quanto mais no Tanah.

 As supostas: Leis de Noé.
 
Amigos estudantes das Escrituras. Quem estuda as Escrituras Hebraicas em busca da verdade deve

saber que o que Deus não escreveu não tem valor de Lei, é um 

ensinamento infundado, e pode no máximo ser aceito como

tradição, se não contrariar as Escrituras.

Mas teria o Criador dado sete (7) preceitos à humanidade ? Qual a 

origem deste ensinamento ?  Quem disse que são sete ?

 Antes da entrega da Torá, YHVH fez um pacto com Avraham. Nesse pacto, Avraham e seus
descendentes deveriam ser circuncidados .( Gên. 17) Naturalmente este contrato seria exclusivo.
Esse pacto seria um sinal entre Avraham e sua semente depois dele.
"E disse Deus a Avraham, e você vai manter a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti: todo varão
dentre vós será circuncidado. Este será o sinal da aliança
entre Mim e ti. “ E em oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado em todos as
vossas gerações, os nascidos em casa e o que foi comprado com teu dinheiro .
(Gen. 17:9-14)
Depois Deus fez um pacto especial e único com Israel sobre o monte Sinai,  um pacto em que ambos os lados concordaram com as cláusulas nele estipuladas.
Essa aliança não foi feita entre as nações dos gentios e YHWH, mas uma
aliança entre YHVH e os filhos de Israel. Você pode me mostrar onde os não judeus (gentios) deram uma resposta afirmativa aceitando algum pacto?  Mas o Criador fala aos filhos de Israel:  "Agora, se vocês obedecerem a minha voz e guardarem a minha aliança, então sereis tesouro
especial para mim acima de todas as nações, porque a terra é minha. “ E vocês serão um reino de
sacerdotes e nação santa.” Estas palavras YHWH falou para os filhos de Israel.  (Êxodo 19:5,6).  Toda uma nação como sacerdotes tem como função ensinar as outras nações lógicamente, a matéria deste ensino só poderia ser judaísmo, e nada além disso. Ser sacerdotes para si mesmos não fecha com nada profeticamente, e para ensinar "leis de Noach" piorou ... ! Sem chance !

 
    A promessa feita por YÁHUH (concerto unilateral), é aquela no começo com toda a humanidade, representada pela família de Noach, e por todos os outros seres vivos que estavam com ele na arca: (Gênesis 8:20-22 ; / 9:8,9 e 10). Unilateral porque Deus não pediu nada em troca, e mesmo porque os animais não podem fazer parte de um pacto espiritual. Sendo uma promessa de que Ele (Deus), não destruiria a Terra com água, (Uma promessa de salvação física, ) mas isso não tem haver com salvação espiritual, nem com pacto espiritual.  Desta salvação física todos tiveram direito, pois até mesmo Sem, (ancestral dos judeus) estava ali, e repito, animais estão incluidos nesta promessa salvadora. (Logo você verá que este detalhe é importante).    Note o leitor em Shemot. 34:10 (Êxodo). O Criador, Bendito seja, até aquele momento da aliança com Israel , garante que não fez um pacto espiritual nem parecido com este com ninguém. Está escrito: “... que não foi feito em toda a terra nem em todas as nações.”  Como é que agora estão vindo com essa de pacto de bnei Noach ?  É desta passagem que eles querem que se acredite que Deus fez pacto espiritual bnei Noach? Pessoas que se dizem 'mestres' ... ?


 Perceba o leitor que a promessa feita com a humanidade dependia só de Deus, pois Ele só estava obrigado à cumpri-lo e independia de aceitação, portanto era mais uma promessa, uma garantia de que não destruiria a terra com água, mesmo assim ele pode ser chamado de pacto, mas ele é unilateral, tem um lado só. Um pacto espiritual onde há interação dos dois lados é bem diferente,  este é feito entre duas partes, exigindo reciprocidade dos dois lados,  o que não ocorreu em Gênesis 8 e 9. O que nos leva a dedução lógica de que o "pacto de b,nei Noach" é uma fantasia, simplesmente não existe. A humanidade não fez um pacto com Deus, foi Deus que fez uma promessa à humanidade, um concerto por parte de Yáhuh (este é o Nome Dele), mas sem exigências em troca. A maior prova disto está no fato de que dentro deste 'pacto promessa' estão inclusos os animais.  E por que ? Porque só Ele, quem fez o pacto podia salvar, a humanidade e os animais nada podiam fazer para retribuir a este concerto. Diferentemente de um pacto espiritual, onde está escrito: "Se diligentemente guardares os Meus mandamentos, minhas leis e meus estatutos ..."  Existia uma pré condição para que o homem ser abençoado, obedecer aos mandamentos. Se o ensino Noachide não tem respaldo bíblico, ele não existe e qualquer "noachide" se quiser agradar ao Criador terá que seguir as mesmas leis que seguem os judeus ou então ele segue uma seita qualquer, como qualquer um hoje.  Leia com atenção você mesmo, e perceberá o engodo deste ensino. Perceba o sentido simples, e não deixe que a mera filosofia dirigida das palavras torça o real sentido daTorá.  Não há na história da humanidade registro deste ensinamento, pois não passa de uma doutrina criada pelos nossos rabinos.  Dizia o profeta  Isaías, cap. 29:13 , no original hebraico diz: "... e seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído." Falando dos ensinos filosóficos que os judeus já estavam ensaiando para aceitar, uma preparação profética repreensiva prevendo tal atitude? Talvez.  Mas uma coisa é certa, em GÊNESIS CAP. 8 E 9,  NÃO FALA DE NADA DE " PRECEITOS DE NOACH ", nem tão pouco diz que são sete. Você acreditaria num ensino totalmente sem nenhum fundamento bíblico, uma seita criada por judeus para gentio seguir...?   É um direito seu acreditar.
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Movimento Bnei Noach é controlado pelos judeus ortodoxos.
                                                             DOCUMENTO
          Concílio dos Nohahides. Documento de 02/04/2.006.

   Um grupo de delegados não-Judeus veio a Jerusalém para comprometer sua lealdade às Leis de Noé. Eles apareceram diante do nascente Sinédrio, que estabeleceu um Alto Conselho para B'nai Noach.

Os dez delegados apareceram diante de uma sessão especial da Alta Corte Judaica de 71 Rabbis liderados pelo seu Nassi (Presidente) Rabbi Adin Even-Israel Steinsaltz. B'nai Noach, literalmente "Filhos de Noé", também conhecidos como Noahides, são não-Judeus que tomam parte nas obrigações da Torá para todos os membros da espécie humana. As tais sete leis foram transmitidas através de Noé após o Dilúvio, conforme documentado no Gênesis (veja abaixo).

A assembléia tomou parte sob um pôster citando a passagem Bíblica em Tzefania (Sofonias) 3:9 que refere-se a "todas as nações... falando uma linguagem pura... proclamando o nome de D-us."

Os delegados de Noé permaneceram de pé diante do nascente Sinédrio, que foi restabelecido por mais de um ano atrás em Tiberíades, seguindo a renovação da ordenação Bíblica, e encontraram-se regularmente desde então. "Cada um [da B'nai Noach] vem com um nome do que produziu no mundo, como um professor e exemplo em sua comunidade de observância das sete leis de Noé," afirmou Rabbi Michael Bar-Ron, o emissário do Sinédrio que facilitou a organização do conselho, introduzindo os delegados. "Com um grande custo material e financeiro, eles voaram pelo mundo para Jerusalém, a cidade santa, para empenhar diante do tribunal e de toda a humanidade, a sua submissão às Sete Leis de Noé, as leis do Criador."

Cada um dos representantes Noahide ficou diante do Sinédrio e disse:
"Eu coloco minha devoção a HaShem, Deus de Israel, Criador e Rei do Universo, a sua Torah e seus representantes, o Sinédrio aqui presente. Eu me empenho em apoiar as Sete Leis de Noé em todos seus detalhes, de acordo com a Lei Oral de Moisés sob a orientação do Sinédrio aqui presente, por este meio. Possa HaShem abençoar-me e ajudar-me, a meus sócios de conselho da mesma categoria e todos do B'nai Noach em todos nossos empenhos por causa do nome Dele. Abençoado és, Deus, o Rei do universo que me fez viver me sustentou, e me trouxe a este dia."

Roger Grattan, um ajudante do concílio que vive em Maine, contou a Arutz-7 antes da cerimônia, "Eu estou seguro que este será um parágrafo na história de civilização, embora alguém também pudesse escrever livros nisto. Também é o cumprimento de uma profecia." Os membros do concílio são o Coordenador de Relações Estrangeiras da Índia Bud Gill, Billy Jack Dial, Andrew Overall, Adam Penrod, Jacob Scharff, Presidente Larry Borntrager, o Honorário do Concílio dos Noahide, Vendyl Jones, o Chefe da comunidade de Tennessee Jack Saunders e o Orador do Concílio Jim Long.

Logo se dirigiu aos rabinos do tribunal, pedindo reconhecimento formal do Concílio dos Noahide: "Sua honra, estimados rabinos do Sinédrio. Nós estamos aqui por causa de sua Torah. Rabinos, diante de vocês, elevamos a Torah e ela nos atraiu; diante disso, nós tropeçamos na escuridão. Todos aqui podem hoje contar-lhe que no passado sofremos a necessidade para consolidar nossos esforços para tornar o mundo ciente da verdade."

Rabbi Even-Israel Steinsaltz, em apoio ao Sinédrio, replicou: "Nós, por isso, reconhecemos estes homens como o primeiro alto concílio da B'nai Noach, de acordo com as condições que eles aceitaram sobre si."

Rabbi Steinsaltz falou sobre o papel das pessoas judias trazendo as Leis de Noé para o mundo:

"Eu faço parte dessa família judaica e eu não tenho nada contra esta família, mas você não chega a um homem na rua e lhe pede pra se unir a sua família. Ao invés disso, você fala pra ele sobre unir a verdadeira crença no Criador e sobre implementar a justiça divina em direção a seu companheiro. Nós estamos montando uma missão global aqui - não é para recrutar pessoas, mas para trazê-las à realização que há um D-us. "

O Nassi explicou que este aspecto de posição de Judaísmo repousa dormente durante anos, conforme o povo judeu permaneceram vivas e mantiveram a Torah no exílio.

Rabbi Steinsaltz pediu um projeto extenso a ser empreendido para ajudar o B'nai Noah nos detalhes minuciosos da observância da religião. "Um Shulhan Arukh [Código de Lei Judeu] para B'nai Noah deve ser escrito de forma que o indivíduo possa ter orientação sobre o que fazer", Steinzaltz disse, enquanto recorrendo ao compêndio de lei judia prática escrito pelo Rabbi Yosef Karo de Tzfat nos 1560 e são usados até hoje.

Ele se dirigiu então aos dez representantes do B'nai Noah que tinham suportado horas de falas hebraicas ao longo do dia em inglês: "Há nessas pessoas, um número pequeno que diz 'Nós estamos unidos pela convenção de Adão e a convenção de Noé e nós sabemos que nós temos que executar e cumprir nossas obrigações.' Nós, como judeus, temos a mesma religião que vocês.
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AS CONTROVERSIAS E DIFICULDADES:

"Dentro da nação de Israel há uma tribo que tratava do Templo - os sacerdotes. Nós judeus somos uma tribo específica no mundo que foi escolhido para ser uma tribo de sacerdotes - os sacerdotes hereditários. Por causa disto nós temos deveres especiais. Sendo um sacerdócio não significa que nós estamos isolados das outras pessoas. Enquanto as pessoas do mundo forem todas as unidades diferentes nos exércitos do Deus, nós somos uma unidade de comando especial que talvez não cobra mais, mas tem tarefas especiais que podem ser mais perigosas. Rabbi Even-Israel falou sobre as dificuldades que confrontariam o B'nai Noah movimento quando o movimento crescesse:

"Quando nós estamos falando em geral, quase todo ser humano pode aceitar as leis de Noé mais ou menos, mas quando nós adquirimos a visão particular, nós veremos pontos sérios aos quais nós discordamos com Cristianismo e do Islã.
"É uma coisa quando uma religião é pequena, mas conforme fica, haverá maiores e pressões enormes. Nós estaremos ao lado de vocês. Nós somos os membros da mesma religião que foi determinada pelo Todo-poderoso para a humanidade. Parte disto foi dada aos judeus e parte disto foi dada a humanidade como um todo."

O Nassi acrescentou que enquanto há esses que duvidam da habilidade do Sinédrio para ser mais que uma ideia que conduz até o verdadeiro tribunal restabelecido, o Conselho dos Noahide não pode ser post o em dúvida nem pode ser criticado devido a seus puros motivos e missão sem precedentes.

Rabbi Yaakov Ariel do ‘Temple Institute’ disse que embora terça-feira é o Jejum do Décimo dia de Tevet que comemora o começo da destruição, "Nossa conferência agora em Jerusalém, ao lado do B'nai Noah, demonstra a revivificação e o cumprimento das palavras dos profetas." Rabbi Ariel contou que esses se juntaram e ele havia visto um arco-íris que manhã, "a coisa mais íntima para ver o próprio Noé - o símbolo da convenção entre D-us e humanidade como testemunhado por Noé."

O arqueólogo afamado e líder de Noahide, Vendyl Jones se dirigiu para um banquete festivo junto aos sócios de Concílio, enquanto falava sobre as Sete Leis de Noé. Ele explicou, em detalhes, os versos nos primeiros onze capítulos de Gênese os quais as sete leis são elucidadas, enquanto dizendo que ele sempre entendeu os primeiros seis, mas nunca entendeu a lei que proscreve o comer de um membro de um animal vivo - até que ele se lembrou dos dias que marcava gado com ferro dele no Texas: "Nós marcávamos com ferro e castrávamos o gado quando eu era jovem, e à noite nós sentávamos em volta da fogueira de acampamento e comíamos o que eles chamaram 'ostras montesas' " - os testículos dos animais ainda-vivos.

Rabbi Nachman Kahane, Av Beit HaDin, falou em inglês. "D-us criou um mundo primitivo", ele disse. "Nós não cultivamos pães, mas o grão deve ser colhido, triturado e assado. Nós temos que ter em vista ser parceiros de D-us. Infelizmente, ao longo da história, cresceram perversões desta idéia. Como você pode ser parceiro de D-us se você for maldito e nascido com pecado original? Como você pode ser parceiro de D-us se sua religião lhe diz para enviar suas crianças para centros comerciais explodir as pessoas? O que nós estamos criando hoje é um reconexão entre as pessoas e D-us. D-us está dizendo à humanidade - todo o mundo tem um trabalho. Eu existo para ser um sacerdote - eu tenho uma tarefa particular para quando o Templo for construído - mas todos nós há pouco temos uma tarefa específica o mesmo; eu não sou melhor."

Jones contou para Kahane, seu irmão, o Sócio Knesset, Rabbi Meir Kahane, junto com Rabbi Shlomo Carlebach, que tinha organizado uma das primeiras conferências quase 20 anos atrás para B'nai Noah.

De manhã, vários oradores focalizaram assuntos que cercam o B'nai Noah movimento como parte de uma conferência no estabelecimento da B'nai Noah.
Sheikh Abdul Hadi Palazzi, um líder da Assembléia Muçulmana Italiana, endereçou à assembléia, falando a respeito do B'nai Noah em árabe: "A Lei islâmica tem em si as sete leis de Noé e pode ser ensinada corretamente aos muçulmanos do mundo... eu me lembro de ter lido que um Sinédrio novo foi criado em Jerusalém e minha impressão foi muito positiva. - Eu pensei talvez em algo novo que tivesse sido criado para permitir que as pessoas judias projetassem clareza moral e legal para contrabalançar a falta disto em nosso mundo."
Palazzi acrescentou que o projeto de criar um conselho de professores Noahide esperançosamente possa se opor ao efeito educacional negativo da retirada de Gaza "que ensinou o oposto ao meu povo - convencendo muitos que só o terrorismo funciona."

Rabbi Dr. Eliyahu Zini que encabeça Yeshiva ou V'Yishuah e é o rabbi do Instituto Tecnológico de Israel - localizado na cidade de Haifa, falou sobre as verdades naturais intuitivas das leis de Noé. "Nós temos que criar uma conexão formal entre a nação de Israel e o B'nai Noah e mostrar ao mundo que nós somos uma nação de sacerdotes santos, como é ditado em nossa Torah", ele disse, falando parte em francês, como a conferência estará disponível na web page do Sinédrio para ser vista mundialmente a prospectiva B'nai Noah do mundo.
Rabbi Yoel Schwartz que recebeu a bênção de Rabino Shalom Elyashiv, um hareidi religioso, para se ocupar do projeto de criar um tribunal e infra-estrutura para a B'nai Noah dirigindo bem a conferência. Rabbi Schwartz é o Deputado Av Beit HaDin [literalmente, ancião do tribunal] do Sinédrio e o Av Beit HaDin do B'nai Noah. Ele falou no tópico de "B'nai Noah e Paz Mundial".

"O Jihad islâmico contra o mundo restabeleceu a religião ao centro da consciência do mundo", Schwartz disse. "Mais de 30 anos atrás, alguém pelo nome de Eisenberg enviou uma proposta para as Nações Unidas dizendo que nunca haverá paz mundial a menos que os cidadãos do globo concordem em certos princípios de fé. Foi adotado pela ONU como um de seus documentos oficiais mas não foi levado adiante e foi esquecido desde então. Nós estamos aqui hoje para levar adiante aquele documento e lembrar à ONU por que ela existe. Haverá paz mundial quando o mundo inteiro concordar que há um D-us. Há as pessoas que não pensam o que eu estou a ponto de dizer vale a pena, mas eu sugeri a anos atrás que nós começássemos a traduzir nossos livros que dão significados para as nações do mundo em árabe. [Schwartz tem escrito muitos livros em observância prática para Noahides - ed.] Não é coincidência que nós temos esta nação ao nosso lado, enquanto cercados e vivendo dentro da terra em nosso retorno para isto, que também preservem a herança de Abraão, nosso pai."

Schwartz traduziu seus livros realmente ao árabe, com ajuda de um homem árabe ele se encontrou em um ponto de ônibus que lhe fez uma pergunta sobre a Mishna, contando-lhe que já havia traduzido a Mishna, uma codificação de lei oral judia. Ele disse que a impressão inteira fora vendida. "Pais muçulmanos me agradeceram que tenha ensinado suas crianças que há um caminho alternativo ao céu que se tornando um shahid, ou um mártir", ele disse.
Rabbi Schwartz explicou que embora um dos propósitos do exílio do povo judeu era a disseminação da convicção das verdades da Torah ao redor do mundo, o seu retorno para Israel trouxe com isto a tecnologia para redobrar nossos esforços daqui:
"O momento que nós viemos para o Israel, a tecnologia de comunicação floresceu. O telefone e rádio esparramaram rapidamente, e computadores e internet vieram em seguida, mudando o conceito inteiro de comunicação e educação. Quando nós estávamos no exílio, nós ensinávamos o mundo lá, e agora que nós voltamos à Terra de Israel, D-us nos deu as ferramentas fazer o trabalho também daqui."

Rabbi David Zilbershlag, Diretor do Meir Panim e Koach Latet, ambas as associações de caridade inovadoras. Ele falou sobre retificar os pecados da geração de Noé, a geração da Inundação. Zilbershlag disse que este ‘Novo concílio’ dos Noahides tem que focalizar em sua ações na bondade e caridade, e como nisso estava a base da aliança de D-us com Noé (a falta da qual resultou na destruição da geração inteira de Noé) e na aliança posterior dele com Abraão.

"É difícil de distribuir e difundir uma idéia que é negativa, como as leis de Noé são expressadas", Zilbershlag disse:
 "Nós temos que fazer para um grande esforço para encontrar e distribuir as ordens positivas pertinentes em nossa tradição como fizemos ao longo dos séculos, e o mais básico disso é seguir os passos de Abraão nosso pai."

Rabbi Eliyahu Essas, um refusenik anterior e fundador do Teshuva (retorno para o Judaísmo) movimento na URSS, falou sobre estabelecer doação em Israel para ajudar os gentios que foram banidos da União Soviética para Israel e se dêem conta das leis dos Noahide:

"Há 400.000 para cada milhão de habitantes, que vieram para Israel e não é judeu, de acordo com lei judia, pelo menos. Há muitos que pensam que eles são judeus, mas não tem uma mãe judia e então não é judeu de acordo com lei judia. 150,000 não têm nenhuma conexão de sangue à nação de Israel - os cônjuges de judeus e parentes que vieram debaixo da Lei de Retorno. Então há 30.000 que não têm nada que ver com as pessoas judias, vindo com documentos forjados. Ou seja, judeus quiseram ser russos; aqui, russos quiseram ser judeus lá.

"Nós deveríamos exortar tal pessoa para se converter, nós não deveríamos o deixar só, ou nós deveríamos tentar conseguir que ele se torne um Ben Noah?" Ele pediu, se abstendo de oferecer respostas e dizendo que tais assuntos complicados devam ser negociados com pelo Concílio dos Noahide e o B'nai Noah ou Beit Din do Sinédrio. Ele acrescentou que o problema de casamento entre parentes não foi discutido através de gerações prévias porque não existiram tais números. "Nós estamos lidando com 50% de famílias na União Soviética e até mesmo mais do que a América do Norte. Assim se um cônjuge é um judeu  e a pessoa um Ben Noah , qual será seus status? Eu quero levar estes assuntos e oferecer uma oração ao Todo-poderoso nos ajudar ache soluções sábias."

O Porta-voz Jim Long esboçou as metas do Concílio:

"Educação é uma parte vital de nosso esforço e nós precisamos que você nos ajude nisso. Nós precisamos ter certeza que aqueles grupos de Noahides em desenvolvimento não se dividam em denominações. Como nós passamos ao olho público, nós seremos vistos como hereges por muitos. Cada um de nós vem de outras religiões e temos que desenvolver modos para os quais eles nos escutem sem tampar os ouvidos. O movimento de Noahide é um modelo baseado na Torah para um modo ético de vida. O Criador exige que a humanidade apoie estas leis como Sua aliança com Noé.

"Qualquer um que lê a Bíblia pode ver que sua Torah é sua constituição, seu Direito de Propriedade e sua ação para a Terra de Israel. Nós temos planos para publicar rezas de Noahide, livros de crianças, documentários em ciência e o mundo pela lente do Torah." "Nós ouvimos que D-us está com você", Longo concluiu escrevendo:

As Sete Leis de Noé são:

Shefichat damim - Não matar ou cometer suicídio. Avodah zarah - Rezar e oferecer sacrifícios apenas a Deus. Não adorar falsos deuses/ídolos. Gilui arayot - não seja sexualmente imoral (nenhum incesto, sodomia, bestialidade, castração e adultério), cruzar animais de raças diferentes ou executar castração. Ever Min HaChai - não coma uma parte de um animal ainda vivo ou consumir sangue. Birkat Hashem - não proferir o nome de Deus em vão, amaldiçoar Deus ou procura o oculto. Honre seus pais. Gezel - Não roubar ou sequestrar. Dinim - Julgue honestamente e aplique a justiça julgando os ofensores e apoie os princípios dos últimos cinco mandamentos.


                        ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: 'O JUDAÍSMO BÍBLICO E O JUDAÍSMO HOJE'.

Um comentário:

  1. Agradeço por dedicar seu tempo á uma obra tão importante, parabéns!!

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