Uma mulher pecadora pode ungir ?

1) Uma mulher pecadora pode ungir alguém ?
Qual o grau de espiritualidade de uma pecadora ? 
 Por: Benyamin ben Avraham.

    A palavra Messias é uma palavra hebraica: Mashiá   משיח  vem de seu significado literal, como todos sabemos e quer dizer: 'Ungido'. Há várias coisas estabelecidas no Tanáh (Escrituras Sagradas) que precisam da unção. Mas neste tópico vou limitar-me a falar de quem pode dá-la, ou seja: apenas o sacerdote e o profeta. É por isso que os cristãos  reivindicam messianidade para Yeshúa (Jesus), dizendo que foi ungido rei, e que o mesmo é tanto sacerdote como rei. Mas será alguém em Israel ungido  por uma mulher ? Onde em toda a Escritura hebraica o Criador escolheu mulheres para função sacerdotal ou para unção ? A questão não é só  'linhagem sacerdotal'; no judaísmo a obediência as regras da Torá são fundamentais e só alguém muito especial e com credenciais próprias de escolhido por ordem divina tem a unção feita por sacerdote ou profeta (ou de ambos), para merecer o título de 'ungido'. Note que na questão do batismo feito por João ele disse: " Deixa por agora, ... para cumprir as Escrituras." Que Escritura ? Que profeta do Antigo Testamento havia falado antes em batismo? Eu respondo: Nenhum. (O ensino de batismo em águas surgiu com os rabinos fariseus e não tem base nos profetas, mas no Talmud (ver: mikvê). Por que ele não quis "cumprir as Escrituras" com relação a unção feita por sacerdote da época seguindo os padrões legais estabelecidos pela Torá? Por que ele não foi ao Templo receber esta unção ?  Naturalmente que não podia, pois haviam muitos requisitos a serem cumpridos para tal ação e responsabilidade espiritual. Elohim encerra o diálogo profético com Malaquias, o Tanah está pronto, e nenhum profeta mais atuara por um período de mais de 450 anos. O canon profético estava encerrado (Malaquias 4:4-6). Esta leitura é como pegar a capa de trás do código canônico e fecha-lo. É como enrolar o último pergaminho de uma coleção sagrada que termina e se sela. Este seria o livro para todas as gerações do povo escolhido, ou dos que se ligassem a eles dali para adiante.  Seguindo desta forma o sacerdote recebia este comando direto de Elohim, ou da necessidade de substituição de sacerdote pela marte de seu antecessor. Sem um aval do profeta ou do sacerdote atual ou substituto, qualquer unção é apenas um óleo que escorre sobre alguém, será uma bênção vazia sem conotação espiritual alguma. Sabemos que todos os ungidos receberam o óleo sagrado sobre si ao serem chamados, e também os sacerdotes que entravam no ofício sagrado seguiam um ritual sagrado rigoroso como é mostrado nas citações abaixo:
"E tomarás os vestidos, e vestirás a Arão da túnica e do manto do efode, e do efode mesmo e o peitoral, ... (7) E tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça, ... " (Êxodo / Shemot 29:5-8).
"E ele derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o para santificá-lo." (Levítico / Vayicrá 8:12)
"E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes, ele não deve raspar a sua cabeça, nem rasgará as suas vestes, ..." (Levítico / Vayicrá 21:10). Ele próprio agora também poderia ungir, desde que o candidato fosse escolhido, direta ou indiretamente por Yahuh Elohim.
   "Amanhã a estas horas eu vos enviarei um homem da terra de Benyamim, e o ungirás chefe do meu povo Israel, e ele salvará o meu povo da mão dos filisteus: pois olhei para o meu povo, porque o seu clamor chegou a mim. " (1 Samuel 9:16)
"Então Samuel tomou o vaso de azeite e derramou sobre a cabeça, e beijou-o e disse: Não temas, Yahuh te ungiu príncipe sobre seu povo Israel" (1 Samuel 10:1).
"Yahuh disse a Samuel: Quanto tempo você vai chorar por Saul, vendo que eu o rejeitei para que não reine sobre Israel ? Enche um chifre (frasco feito de chifre) de azeite, e vem, Eu Te envio a Jessé de Belém, porque dentre seus filhos escolhi um rei." (1 Samuel 16:1)
"Ele mandou chamá-lo, e trouxe-o para dentro. Ele era ruivo, de olhos brilhantes e de franzino aspecto. Então Yahuh disse: Levanta-te, unge-o, pois é este ! Então Samuel tomou o chifre de óleo Sagrado e ungiu-o no meio de seus irmãos, e daquele dia em diante o Espírito de Yahuh se apoderou de Davi. Samuel se levantou e foi para Ramá. " (1 Samuel 16:12-13)

Quem é que pode ungir?
Como visto em toda a Escritura, quem poderia ungir a pessoa escolhida por Elohim era somente a pessoa líder de Israel, responsável e coluna no reino espiritual do povo, ou seja : o profeta ou o sacerdote. Nenhuma mulher em todo registro bíblico nos profetas do Tanah (Antigo Testamento), foi escolhida para ungir alguém. Como veremos a seguir, Deus escolheu para esta função especificamente homens.
"E Moisés tomou o óleo da unção e ungiu o Tabernaculo e tudo o que nele estava, e foram santificados. E ele espargiu sobre o altar sete vezes, e ungiu o altar e todos os seus utensílios e pia com a sua base, para santificá-los. E derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o para santificá-lo." (Levítico 8:10-12).
"Então Samuel tomou um vaso de azeite e derramou sobre a sua cabeça, e beijou-o e disse: Não temas, Yahuh te ungiu príncipe sobre seu povo Israel" (1 Samuel 10:1).
"E Zadoque, o sacerdote, tomou o frasco do azeite do tabernáculo, e ungiu Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!" (1 Reis 1:39). E diversos outros registros, sempre ficando claro que esta era uma tarefa que só poderia ser feita por pessoas do sexo masculino. Profetizas houve, mulheres santas e consagradas sim, mas para ungir nunca...!

Quem ungiu Yeshua (Jesus) como sacerdote ou rei?

A posição dos cristãos é que Yeshua de Nazaré  foi o messias por isso  citam a ocasião em que Yeshua recebeu sobre si óleo perfumado e teve derramado nos pés um perfume de alabastro como podemos ver nas citações do "Novo Testamento".

Mateus 26:6-7 "E quando Yeshua estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
veio-lhe então uma mulher com um vaso de alabastro com ungüentos de grande valor, e derramou-a sobre sua cabeça quando ele se sentou à mesa. "
Marcos 14:03 "Mas quando ele estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso, quando ele se sentou à mesa, veio uma mulher com um vaso de alabastro com bálsamo de nardo puro, muito caro, e quebrando o vaso de alabastro o derramou sobre sua cabeça. "

João 12:1-3 "Seis dias antes da Páscoa, Yeshua foi a Betânia, onde estava Lázaro que havia morrido, a quem afirmavam que  havia ressuscitado dos  mortos. Deram-lhe ali uma ceia, e Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando um frasco de bálsamo de nardo puro, muito caro, ungiu os pés de Yeshua, e enxugou-os com seus cabelos, e a casa se encheu com o cheiro do perfume. "  ("Ungir os pés" aqui não tem função sacerdotal, mas apenas sentido de : perfumar ou torná-los macios, mesmo porque unção neste sentido nunca é feita pelos pés, mas pela cabeça).

Lucas 7:36-38 "Um dos fariseus pediu a Yeshua para comer com ele. E quando ele entrou na casa do fariseu, se sentou à mesa. Em seguida, uma mulher da cidade, que era uma pecadora, {portanto não poderia ungir ninguém da maneira profética}, quando ela soube que Yeshua estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume,  ... começou a molhar os pés com lágrimas , e os enxugou com seus cabelos e beijou seus pés, e ungia-os com perfume."

Vemos que esses quatro eventos (4 evangelhos) estão no Novo Testamento e que são amplamente utilizados pelos cristãos, messiânicos  e não messiânicos para dizer que Yeshua , (Jesus) foi ungido. A coerência profética em toda Escritura Sagrada quando relata alguém sendo ungido jamais menciona unção em pés, ou derramamento de óleo sagrado que foi derramado na cabeça sendo derramado em outra parte do corpo que não a cabeça do que está sendo ungido. Naturalmente ele escorre, podendo atingir outras partes, (Salmos 133:2), mas aí é consequência, porém, a base e objetivo éra a cabeça. Note que o relato do Novo Testamento fala "vaso com perfume", tentando imitar o perfume da unção, algo proibida a pessoas comuns, ainda mais uma 'pecadora'. A Torá diz: "Óleo como este não farás para ti, ...".  O óleo da unção tinha que ser único e exclusivo de uso do sacerdote ou profeta, que o receberia das mãos do sacerdote que o fabricava. Quando analisamos em detalhes deste evento concluímos: Não há nada de realidade sacerdotal e unção nele.                            OS    QUATRO EVANGELHOS E A RESSURREIÇÃO
A primeira coisa que notamos é que os quatro evangelhos não servem como testemunho fiel, porque cada um tem uma versão diferente no relato da ressurreição o que comprova suas contradições testemunhais, (ver detalhes da quantidade de pessoas na tumba, anjo ora sobre a pedra ora dentro da tumba, etc). Por isto que a Torá nunca aceitou o testemunho de uma pessoa só, pois havendo mais de um e se o testemunho fosse verdadeiro, sendo entrevistados à parte (sozinhos) qualquer contradição nos relatos invalidava as testemunhas (falsas), que eram castigadas e o acusado ficava livre.
Além disso, lembrando a atitude da mulher a unção que Deus havia ordenado era feita de uma mistura específica para o óleo, segundo a ordenança na Torá da qual não se  podia fazer outro semelhante, e a este ólea uma simples mulher não teria acesso. Nem mesmo a mulher do sacerdote teria acesso a ele.  (Sob pena de crime para quem o tivesse).  Baseado no livro de Malaquias 3:6 Deus, o criador de todas as coisas, não muda suas ordens, e em Números 23:19 diz que Elohim não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender. (Nem mesmo no relato do Gênesis no original hebraico vimos Deus se arrependeu de fazer o homem, pois a palavra Ish- {homem}, sem as vogais pode ser lida tanto para homem como para mulher, esclarecendo os fatos, portanto).  Por isso ungir um rei de Israel ou Sacerdote era estabelecido por Deus por ordem direta através dos profetas. Após a morte do sacerdote ou da destituição ou morte do rei Ele fazia isto através de um homem consagrado e escolhido para isto como vimos nos versos citados.

A quem se concedia o Óleo Sagrado ?
"Deus falou a Moisés, dizendo: tomarás especiarias finas: mirra quinhentos siclos, e da metade da canela doce  250, de cálamo aromático 250, de cássia 500, segundo o siclo do santuário, e de azeite um him. E farás um óleo sagrado da unção , um óleo superior como a arte do perfumista, este será o  azeite da Santa Unção. E tu ungirás o Tabernaculo da Arca, da mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e todos os seus utensílios, o altar do incenso, o altar do holocausto com todos os seus utensílios e pia com a sua base. Assim ao consagrar-se será santo, todo o  que o tocar será santo, santidade aos filhos de Israel. Então dirás: Este me será o Óleo Sagrado da Unção nas vossas gerações. Sobre a carne do homem não será derramado, nem se fará  qualquer outro como ele, de acordo com sua composição, este é santo.  Quem fizer similar, e colocá-lo sobre um estranho, será extirpada do seu povo (Sua tribo). Yahuh disse a Moisés: Toma especiarias aromáticas, especiarias e gálbano aromáticos, estoraque e incenso puro, tudo no mesmo peso, e farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, bem misturado, puro e santo. Parte dela se moerá em pó fino, e colocar-se-á diante do Testemunho, na Tenda da Congregação, onde Eu Te mostrarei. Eu Yahuh Sou Santo.  Qualquer que fazer outro como este para cheirar, será extirpada do seu povo."(Êxodo 30:22-38)
Vendo o mandamento do óleo da unção que não pode ser repetido (copiado), apenas uma pessoa de autoridade espiritual poderia  usá-lo. Portanto uma mulher pecadora não só não saberia fazer sua composição como não estaria autorizada nem capacitada a fazer uso dele, mesmo que ela tivesse conseguido óleo feito corretamente.  Então nos fica a pergunta: Quem ungiu a Yeshua (Jesus) como rei ou sacerdote? Você dirá: foi Deus ...! Então eu pergunto; Por meio de qual sacerdote ? De qual profeta ? Se nenhum destes o ungiu, então a resposta só pode ser: Ninguém.
______________________________________________________

                                  ESTA É UMA POSTAGEM DO BLOG: JUDAÍSMO BÍBLICO E HOJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário